quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

A idade continua sendo o principal fator de risco da presbiopia

O principal fator de risco para a presbiopia é a idade


Os óculos de leitura podem ser prescritos se a pessoa não tiver outros problemas além da presbiopia.Não existe cura para a presbiopia (uma condição que faz com que o portador perca lentamente a capacidade de focar objetos que estão perto), mas existem alternativas disponíveis para corrigir a, popularmente, conhecida vista cansada. É possível escolher a partir de óculos corretivos, cirurgia ou implante intra-ocular.
Os sintomas mais comuns relacionados com presbiopia são fadiga ocular ou dores de cabeça depois de ler ou fazer trabalhos que exijam focalização de perto, dificuldade para ler letras pequenas, necessidade de iluminação mais intensa, necessidade de manter uma distância a fim de focalizar “detalhes” nos objetos.
Os óculos de leitura podem ser prescritos se a pessoa não tiver outros problemas além da presbiopia. As opções são os bifocais (com dois tipos de foco), progressiva (possibilita uma transição gradual entre as partes distantes e próximas) e os trifocais, definidas para visão de perto, média e distante.
Apesar de causar transtorno, pode-se optar pelo uso de lentes de contato sobressalentes (uma para visão de perto, outra para visão distante) ou lentes que obriguem a monovisão (lentes diferentes uma em cada olho).
Para as pessoas que não se acostumam ou se irritam no “tira e põe” dos óculos a opção é o implante de lente intraocular.
O oftalmologista Hamilton Moreira, do Hospital de Olhos do Paraná, explica que o procedimento é rápido, em menos de vinte minutos a pessoa fica livre do problema e nunca mais vai precisar de óculos.
O procedimento cirúrgico é rápido, realizado com anestesia local, sem internação. Logo após a operação, o paciente é liberado para repousar em casa e passa por cuidados pós-operatórios normais.
Estudos clínicos realizados nos Estados Unidos mostraram que quase 90% dos pacientes que implantaram as lentes puderam realizar, após uma semana, tarefas diárias, como ir ao supermercado, ler ou dirigir, sem o uso de óculos.
Fonte:  Hospital de Olhos do Paraná - publicado em  

***